Nova sede da Harley-Davidson alia estética e conforto acústico

FORROS MINERAIS E PAINÉIS DE MADEIRA DA OWA SONEX PROMOVEM REDUÇÃO DE RUÍDOS E MELHORES CONDIÇÕES DE COMUNICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO

Situada na zona sul de São Paulo, em um edifício na avenida Luís Carlos Berrini, conhecida por seus arranha-céus comerciais, a nova sede brasileira da famosa marca de motocicletas Harley-Davidson ganhou, em setembro do ano passado, um projeto moderno e totalmente conectado ao conforto acústico.

Para atender essa demanda coube ao escritório paulistano Eduardo Cabral Arquitetura e Interiores, em parceria com o escritório britânico de arquitetura e design Fresh Design, realçar os 114 anos de tradição da marca em um novo espaço de 530 metros quadrados.

“O conceito central do projeto foi implantar a linguagem e estilo Harley-Davidson no ambiente de trabalho, sem excessos, mas com elementos marcantes do universo iconográfico da empresa, levando em conta os aspectos funcionais e obedecendo as melhores normas técnicas”, detalha o arquiteto titular do escritório que leva seu nome.

Cabral conta ainda que fotos históricas foram inseridas em pontos estratégicos, como na recepção, que “homenageia o Primeiro Galpão (The First Shed), que abrigou o embrião da Harley-Davidson, em Milwaukee, Estados Unidos, nos idos de 1903”, ele revela.

Uma das preocupações do projeto foi garantir um bom desempenho acústico, sem alterar a estética planejada para a sede. “O arquiteto nos solicitou um forro acústico que, além de proporcionar a redução do ruído nas áreas de trabalho, salas de reuniões e call center, também tivesse um apelo estético diferenciado através da textura, cor e sistema de instalação com perfil oculto”, lembra a especificadora da OWA Sonex Brasil, arquiteta Adriana Fujii.

Foi então utilizado, em uma área de 265 metros quadrados, o forro mineral da linha Premium, Coleção Cosmos, com um sistema de borda com perfil oculto e pintura de placa e perfil na cor preta. “Temos como diferencial a customização de placas e perfis pintados pela fábrica em qualquer tonalidade RAL ou Suvinil, sem alterar a performance acústica. Além disso, também trabalhamos com o sistema de instalação com perfil oculto, que oferece um acabamento mais sofisticado”, explica a arquiteta.
 
“Ainda preocupado com o possível problema de ruído da área do call center que tinha o fechamento com divisória de vidro, Cabral nos solicitou um revestimento de parede para melhorar o conforto acústico aos funcionários, que estão constantemente em atendimento telefônico”, completa Adriana, revelando que foi empregado o painel Nexacustic Standard 8, com um padrão de acabamento especial em melamina, definido pelo próprio arquiteto.

Produzidos em mdf, estes painéis oferecem acabamento em melamina, folha de madeira ou laqueado em várias cores. As peças, com modelos lisos ou frisados, com ou sem perfuração, podem ser instaladas em teto ou paredes formando superfícies planas ou curvas, garantindo um design diferenciado e sistema exclusivo de fixação, proporcionando visual contínuo e acabamento perfeito. Além disso, a linha Nexacustic utiliza materiais certificados com selo FSC, que regulamenta o manejo responsável de matéria-prima proveniente de florestas renováveis.

  

“Escolhemos a OWA pelo desempenho acústico, possibilidade de fornecimento na cor preta fosco texturizada, borda oculta, prazo de entrega, qualidade no atendimento ao nosso escritório, expertise do fornecedor, além da garantia de cumprimento dos prazos”, conclui Cabral.

Fonte: Portal ARCO WEB - www.arcoweb.com.br